terça-feira, 6 de maio de 2008

Danças de Salão - Técnica: Postura

Postura

Para uma postura correcta as várias partes do corpo, incluindo a cabeça, peito/costas, pélvis/ancas, pernas e pés, estão alinhadas correctamente quando são colocadas directamente em linha umas sobre as outras de uma forma natural e erecta.Uma boa postura é essencial para uma dança confortável e eficaz.

Cabeça

A cabeça deve estar vertical com o queixo paralelo ao solo. O pescoço deve estar esticado para cima, mas nunca inclinado para um dos lados... O queixo também não deve estar demasiado elevado para não encurtar a parte de trás. As vértebras do pescoço devem ficar verticais, numa extensão da coluna, por isso tenha cuidado para não inclinar a cabeça para a frente.

Peito/Costas

O peito e as ancas devem estar sempre num alinhamento vertical, mantendo uma linha recta entre as ancas e as costelas, numa extensão da coluna. Para que a postura seja correcta a respiração deve manter-se natural e a posição ser confortável. Nunca permita que o peito se incline para a frente ou para trás em relação às ancas.

Pélvis/Ancas

A posição das ancas deve permitir uma curva natural da coluna. A pélvis ser mantida numa posição intermédia, não inclinando nem para a frente nem para trás.

Pernas

Quando as pernas estão direitas os joelhos devem estar posicionados directamente entre as ancas e os pés. Quando se flecte os joelhos o alinhamento entre pés e ancas deve permanecer constante, por forma a que o corpo possa permanecer erecto. Quando flectir os joelhos evite a tendência natural de empurrar a pélvis para trás.

Pés

É muito importante estar consciente da colocação do peso de corpo sobre os pés. Numa posição normal, erecta, o peso do corpo deve estar ligeiramente para diante do meio dos pés, entre o calcanhar e a “esfera do pé”. Quando em movimento, esta posição é variável, conforme os mecanismos do movimento específico, mas esta distribuição do peso não deve afectar o alinhamento dos blocos superiores do peso, das ancas à cabeça.

Sem comentários: